[AG] Chuva causa transtornos na cidade
Moradores reclamam da situação calamitosa
Foram cerca de 70 milímetros em pouco mais de duas horas de precipitação, no início da manhã de sábado, o que causou grandes transtornos aos moradores de vários bairros e da zona central da cidade com diversos alagamentos. O forte vento que atingiu o município também ocasionou destelhamentos e derrubada de arvores no Distrito de Santa Isabel.
O fato que chama a atenção e preocupa as autoridades municipais é a diminuição do escoamento das águas, principalmente, nas ruas onde foram realizadas obras de asfaltamento. Locais onde antes as águas não atingiam desta vez tiveram as residências invadidas.Outro fator que contribuiu para a evasão desordenada das águas foi a abertura de novas ruas na zona alta da cidade e o corte da vegetação nestes terrenos (bairro Mirabeau Baltar), sem o devido planejamento.
-“Como medida emergencial, vamos construir um sistema de drenagem com tubulação especifica para o escoamento das águas desta região da cidade, nas ruas Osmar Machado, Julio de Castilhos e Souza Gusmão. Isso vai evitar o acumulo de água nas proximidades do bairro Vidal”, explica o secretário de Obras Guto Mendes.
O prefeito Luiz Henrique Pereira liderou e acompanhou pessoalmente a equipe que prestou atendimento às famílias atingidas pelas águas. Logo após, deslocaram-se para o Distrito de Santa Isabel onde, em consequência das fortes rajadas de vento, aconteceram destelhamentos, destruição de um circo que havia chegado à Vila e uma casa atingida com a queda de um eucalipto.
-“Distribuímos, no primeiro momento, lonas para a cobertura das casas destelhadas em Santa Isabel para, posteriormente, enviarmos telhas. Quanto aos alagamentos na cidade, as providências já estão sendo tomadas. A comunidade não vai pagar o preço pela falta de planejamento de quem não teve a responsabilidade de pensar a obra como benfeitoria e não como obstáculo de transtorno”, advertiu o prefeito.
O recado do Chefe do Executivo arroiograndense foi claro e direto para a empresa responsável pelas obras de asfaltamento, contratada pela administração anterior, que tem sido alvo de muitas criticas pela demora na conclusão dos serviços.
VEJA MAIS FOTOS: (CLIQUE PARA AMPLIAR)
Com informações da Assessoria de Imprensa de Arroio Grande.