[AG] Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) será implantado em Arroio Grande nesta quinta-feira (7).
O sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) será implantado em Arroio Grande nesta quinta-feira (7), e em Santa Vitória do Palmar na sexta-feira (8). Com a chegada do sistema, as unidades passarão a receber novos processos exclusivamente via PJe-JT.
As implantações serão marcadas por solenidades com a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Cleusa Regina Halfen. Na Vara do Trabalho de Arroio Grande, o evento ocorrerá na quinta-feira às 10h, e na Vara do Trabalho de Santa Vitória do Palmar, na sexta-feira às 10h.
Atualmente, o PJe-JT é utilizado por 113 Varas do Trabalho e sete Postos Avançados na Justiça do Trabalho gaúcha. A implantação do sistema em todas as unidades do Estado deverá ser concluída no dia 16 de outubro deste ano.
O processo eletrônico elimina o uso do papel, garante maior segurança e automatiza diversos atos processuais. A celeridade é uma das principais vantagens do sistema: estima-se que o uso do PJe-JT reduza em 51% o tempo médio entre o ajuizamento e o julgamento dos processos na comparação com o meio físico.
Para os advogados, o processo eletrônico diminui a necessidade de deslocamento até as unidades judiciárias e possibilita o peticionamento via internet 24 horas por dia. O sistema também permite a consulta processual por login e senha, inclusive a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
A Vara do Trabalho de Arroio Grande foi inaugurada em 26 de setembro de 1994. A juíza titular da unidade é a magistrada Cacilda Ribeiro Isaacsson. Sua jurisdição abrange os municípios de Arroio Grande, Cerrito, Herval, Jaguarão e Pedro Osório.
O juiz titular da Vara do Trabalho de Santa Vitória do Palmar é o magistrado Daniel de Sousa Voltan. A unidade foi inaugurada no dia 3 de junho de 2005, e sua jurisdição compreende os municípios de Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Acesse aqui o cronograma completo da implantação do processo eletrônico no Estado.