[PEL] Homem armado é preso em frente ao Campus I da UCPel.
Uma ação desencadeada pela Brigada Militar (BM) com o objetivo de coibir o tráfico de drogas e furtos nas imediações do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terminou com uma pessoa presa e uma arma apreendida. A operação realizada na noite de quinta-feira acabou sendo uma resposta aos apelos da reitoria da UCPel, que há duas semanas emitiu uma nota oficial denunciando o consumo de álcool e drogas e o barulho excessivo na frente do prédio da rua Gonçalves Chaves, no centro da cidade.
A operação foi realizada entre as 18h às 0h, horário no qual um número expressivo de estudantes costumam se reunir diante do prédio principal da Católica. Durante as 92 abordagens feitas em veículos os policiais encontraram com um motorista um revólver calibre 22 municiado. O condutor do carro foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Outros três motorista foram autuados e 130 pedestres foram abordados e revistados pelos policiais.
O sargento Lauro Barenha, que coordenou o trabalho, classificou a ação como “de rotina” e afastou qualquer relação com as denúncias e apelos feitos pela reitoria da universidade. “A operação é para evitar furtos, comércio e consumo de drogas e não teve nenhuma ligação com a instituição”, diz.
Volta às aulas
A rua Gonçalves Chaves é reconhecida como ponto de encontro de estudantes universitários em Pelotas, que costumam lotar as calçadas – e por vezes o meio da rua – a cada noite, especialmente nos primeiros meses após o reinício das aulas, garantindo ao local um clima de festa ao ar livre. A música em volume excessivo tocada nos veículos estacionados ao redor do prédio, no entanto, geram reclamações tanto de professores como de estudantes que estão nas salas de aula.
A operação em números
Efetivo
11 Policiais Militares
02 Viaturas
03 Motocicletas
Resultado
1 Pessoa presa
130 Pessoas abordadas
1 Arma de fogo apreendida
1 Veículo recolhido
92 Veículos abordados
3 Veículos autuados
Fonte: 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar