[CER] Festa de Iemanjá reúne devotos em Cerrito.

iemanja cerrito 2015Rituais com velas, dança, música e oferendas a Iemanjá, considerada a “rainha do mar”, foi realizado no sábado 31 de janeiro em Cerrito. Teve inicio as 20 horas com procissão com a imagem de Iemanjá, que partiu da frente da Secretaria de Educação, seguindo pela Avenida Flores da Cunha e Praça Luiz Siqueira, até o Altar de Iemanjá na entrada do Camping Municipal.

Durante a madrugada, grupos de umbanda e do candomblé de diversos municípios espalharam-se em tendas montadas próximo a imagem de Iemanjá para conduzir os rituais tradicionais. A Festa de Iemanjá reuniu devotos de Cerrito, região Sul e também do Uruguai, dentre os Umbandistas e Africanistas que participaram, o Babalorixá Pai Joel de xangô de Rio Grande, Pai Óliver de Bará de Pedro Osório, Pai João de Angola de Cerrito, Babalorixá Tanajara de Arroio Grande, Mãe Iara de Jaguarão, Mãe Luqui e Pai Tony do Uruguai, Da. Santa do Capão de Leão.

No ato de abertura do evento esteve presente e representando o Prefeito Municipal, o Secretário de Assistência Social Marcelo Gonçalves e pela câmara de Marcos Madruga.

“Cada terreiro traz seus filhos, atabaques e montam praticamente um templo para fazer a homenagem”, explica Joel de Xangô e Oxum, Centro Espirita de Caboclo Tamaragiba de Rio Grande.

O evento é promovido pela Administração Municipal, Departamento de Cultura de Cerrito em parceria com Lucia Enilda Borges e Pai Joél de Aganjú, comissão organizadora juntamente com vários centros de Africanistas, Umbandistas e Kimbandistas da Região Sul.

A iniciativa integra o projeto de eventos da temporada de verão com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerrito.

Assessoria de Imprensa Cerrito RS
Foto: Pedro Luiz Guerreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *