[PEL] Começa a 5ª edição do Festival Internacional Sesc de Música.
A Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (POA) abriu, na noite deste domingo (18/01/2015), no Theatro Guarany, a 5ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que já consagrou Pelotas no cenário internacional da música erudita. “A cidade colhe, desde a 1ª edição deste evento, a crença em si mesma e impulsiona a cultura de projetos público-privados, aos moldes deste, aqui no Município”, ressaltou o prefeito Eduardo Leite, que mais uma vez prestigiou a abertura do Festival.
A Prefeitura de Pelotas apoia o Festival promovido pelo Sesc que, durante 13 dias – de 18 a 30 de janeiro -, oferece ao público 42 espetáculos gratuitos (alguns são abertos e para outros é preciso retirar senhas antecipadas), entre recitais, concertos de orquestras, música de câmara, banda sinfônica, ópera, intervenções culturais nas ruas e espetáculos de grupos convidados. “Este momento que estamos vivenciando torna Pelotas a capital nacional da música, no verão”, disse na cerimônia celebrada no Theatro Guarany o diretor regional do Sesc-RS, Luiz Tadeu Piva.
Além de proporcionar o acesso de música de qualidade para todas as pessoas e, com isso, contribuir com a difusão musical, o Festival também promove a troca de experiências e integração entre profissionais e estudantes, de Pelotas e de fora, que vêm ao Município em busca de aprendizado e aperfeiçoamento técnico. São oferecidos 21 cursos (máster classes) de variados instrumentos musicais, composição e canto lírico, ministrados por professores de 12 países (China, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Holanda, Uruguai, Argentina, Venezuela, Bielo Rússia, Estônia e Brasil). Mais de 800 alunos se inscreveram para os cursos – a seleção final contemplou bolsistas de 16 estados brasileiros e oito países.
Na primeira noite, a Orquestra do Theatro São Pedro teve como solista o violonista Yamandu Costa e Ernesto Fagundes como convidado da noite. O repertório contou com o Concerto Fronteira (Yamandu Costa), Brejeiro (Ernesto Nazareth) e Bachianas Brasileiras nº 9 Prelúdio (H. Villa Lobos), entre outros números musicais.
“Nossas atividades culturais mostram que Pelotas é uma cidade viva, que respira cultura. Além do Festival do SESC, outras ações que estão consolidando o Município na área cultural são o Dia do Patrimônio, o Pelotas Jazz Festival e as rodas de samba e chorinho no Mercado Central”, salientou Eduardo.
Acompanharam a abertura do Festival os secretários municipais de Cultura (Secult) Giorgio Ronna e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) Fernando Estima, o secretário estadual de Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, o vereador Luiz Henrique Viana e o diretor da Fecomércio, conselheiro do SESC-RS e representante do presidente do Sistema Fecomércio, Sérgio Neves, entre outras autoridades.
Também apoiam o Festival a Faculdade Senac; UFPel; Museu do Doce; UCPel; Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense (BPP); Expresso Embaixador e Ospa.
Confira a programação completa no link: https://www.sesc-rs.com.br/festival/programacao.php .
Retirada de ingressos para apresentações no Theatro Guarany:
Dias 18, 19 e 20/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro para espetáculos de 21 e 22/01;
Dias 22, 23, 24 e 25/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro para espetáculos de 25, 26 e 27/01;
Dias 25, 26, e 27/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro para espetáculos de 28 e 29/01.
*para os espetáculos dos dias 18, 19 e 20/01, os ingressos foram distribuídos dias 15, 16, 17 e 18/01.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas.