[PEL] Prefeitura de Pelotas mantém o valor da tarifa de ônibus.

0596b2393cb59dc2af53e4d0b4e45e5fO prefeito Eduardo Leite anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (24/11/2014) a decisão da Prefeitura de Pelotas pela manutenção da tarifa do transporte coletivo no Município. Em entrevista coletiva concedida no Paço Municipal, Eduardo explicou os fatores que permitem que o governo municipal mantenha a tarifa de ônibus em R$ 2,75 pelo terceiro ano consecutivo.

“Análise técnica dos números apontou que houve incremento de 4% ao mês no número de passageiros pagantes sem desconto e uma redução de 3% sobre o número de quilômetros rodados, com relação ao número lançado, o que nos dá um aumento no Índice de Passageiros por Kilômetro (IPK) de 1,6 para 1,76. Essa diferença é suficiente para que as empresas possam fazer a reposição da inflação do período sem que seja preciso aumentar o preço da passagem”, explicou o prefeito.

A Gerência de Transportes, da Superintendência de Controle Viário, da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), que fiscalizou o cumprimento de horários e os itinerários feitos, apontou que as empresas cumpriram 3% a menos do que o que havia sido lançado. Por outro lado, a quantidade de passageiros pagantes aumentou em 4%, totalizando uma média de 1,919 milhão de passageiros ao mês. Os dois fatores, casados, elevam o IPK, que calcula a média de passageiros pagantes por quilômetro rodado.

“Discussão de ganhos reais é entre trabalhador e empresa. Não cabe à Prefeitura entrar nesta questão. Nossa análise técnica verificou que é possível garantir a reposição da inflação sem ter que onerar os usuários do transporte coletivo e o nosso principal objetivo é beneficiar a população”, afirmou o prefeito.

Permanece também a redução de 60% no valor da tarifa para estudantes, que pagam R$ 1,10 desde o ano passado, quando o desconto sobre o valor total subiu de 50% para 60%.

Na coletiva, Eduardo esteve acompanhado da vice-prefeita, Paula Mascarenhas, do superintendente de Controle Viário da SGMU, Flávio Al-Alam, e do gerente de Transportes da SGMU, Paulo Osório.

Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *