[SUL] Clube mais antigo do Brasil, Rio Grande comemora 113 anos nesta sexta (19/07/2013).
Nesta sexta-feira (19) o Rio Grande comemora 113 anos de fundação. Oficialmente e definitivamente o mais velho do Brasil em atividade. Foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). O Flamengo, o Botafogo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol. Outros clubes de futebol fundados antes, como São Paulo Athletic Club, S. C. Internacional, S. C. Germania e A. A. do Mackenzie College, todos de São Paulo, fecharam ou abandonaram o futebol. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o “Dia do Futebol”.
Clube mais antigo em atividade no Brasil
Em um ofício em 22 de julho de 1975, a Confederação Brasileira de Desportos credita ao Sport Club Rio Grande o clube de futebol mais antigo do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900, por um grupo de jovens alemães, ingleses, portugueses e brasileiros com idade entre 20 e 25 anos, liderados pelo alemão Johannes Christian Moritz Minnermann nascido em Hamburgo em 17 de julho de 1875, reunidos com o intuito de fundar um clube de futebol.
Fundação
Um grupo de jovens entre 20 e 25 anos resolveu se reunir a fim de organizar um clube esportivo que viesse a difundir no solo pátrio a atraente modalidade. Foi quando o jovem alemão JOHANNES CHRISTIAN MORITZ MINNEMANN, nascido em Hamburgo a 17 de julho de 1875, reuniu, nos escritórios da extinta firma THONSEN & Cia, alemães, ingleses portugueses e brasileiros com o fito de fundar um clube. Johanes Minnemann, que além de fundador, foi orador, secretário, guarda esportes e atleta, conseguiu projetar e realizar a fundação do SPORT CLUB RIO GRANDE. Ele estava há pouco tempo no Brasil e ainda dominava muito mal o vernáculo. Como secretário do grupo fundador, ajudou a redigir os documentos iniciais no mais puro alemão, razão pela qual os registros da fundação do clube estão escritos neste idioma, em caracteres góticos.
O entusiasmo de Minnemman era contagiante. Assim programada a reunião inicial marcada para o dia 14 de julho de 1900, foi escolhido o local da “Casa dos Atiradores”, também conhecida pelo nome germânico de “Tiro Alemão”. A convocação era também para um “match”, que seria realizada na mesma manhã, com a participação das equipes A e B. Prova-se, assim, com esse documento oficial que já se praticava nos campos da cidade do Rio Grande o esporte bretão.
Porém a lavratura da ata de fundação não aconteceu no dia 14. Uma nova data, então, foi estipulada: 17 de julho, na sede do Clube Germânia (atualmente Sociedade Cruzeiro do Sul, alteração sofrida em 1952 quando da reabertura de suas portas, fechadas devido à eclosão da II Guerra Mundial, em 1943), no prédio situado à rua Benjamim Constant esquina Conde de Porto Alegre. O Clube Germânia, fundado em 1863, era, à época, uma sociedade restrita à alta sociedade alemã e aos seus familiares.
Oficio de reconhecimento do Sport Club Rio Grande como o mais antigo clube do Brasil.
2ª Team do Rio Grande em 1910 – Campeão Regional
Em maio de 1901, o SC Rio Grande enfrenta seu primeiro jogo de verdade (até então, era sempre Time A versus Time B). A batalha foi travada contra marinheiros do navio de guerra inglês Nymphe. O placar 2 a 2.
Em 1903, o Sport Club Rio Grande fez sua primeira paresentação em Porto Alegre. Mas, como ainda não havia times locais, viu-se obrigado, mais uma vez, ao time A contra o time B. O jogo rolava solto quando um chute mais forte furou a bola. Isso pode não ser problema hoje em dia, mas naquele prélio a pelota era filha única. Jogo parado até que aparece um garoto. Ele tem uma bola. Mas só a emprestaria se pudesse ter em troca uma cópia do estatuto do time. faria dele o estatuto clone de uma nova equipe. Em setembro do mesmo ano nascia o Grêmio de Foot Ball Porto Alegrense.
A primeira conquista oficial foi em 1909, na Taça Prefeitura de Porto Alegre, com uma vitória de 3 a 1 sobre o Grêmio. Meses depois o SC Rio Grande perde sua invencibilidade para o Pelotas, num 2 a 0 na casa do adversário. Nove anos de invencibilidade.
Campeão estadual
Em 1936, em Porto Alegre, o S.C. Rio Grande levantou o título de Campeão Estadual de Futebol do Rio Grande do Sul, abatendo o Vitoriense de Santa Vitória do Palmar, o Farroupilha de Pelotas, o Novo Hamburgo (da cidade de mesmo nome) e, finalmente, o Internacional de Porto Alegre, campeão porto-alegrense. O título veio em melhor de duas contra o Internacional.
O time do Rio Grande que levantou o Campeonato Estadual de 1936 estava assim constituído: Ernestinho, Darinho, Paulinho, Pesce, Fruto, Juvêncio, Sanguinha, Cazuza, Curruíra, Munheco, Chinês, Tocco, Marzol e Roberto; e esteve confiado à seguinte comissão técnica: presidente, dr. Oswaldo Miller Barlem; secretário-tesoureiro, Oscar Lema Garcia; técnico, Comte. Gustavo Cramer Filho.
2000 – Ano do Centenário
Em 2000, como homenagem ao centenário do clube, o Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol para participar da 1ª divisão do Gaúchão. Esse campeonato recebeu o nome de “Copa Sport Club Rio Grande – Um Século de Futebol”.
Jogou a 1ª fase no Grupo 1, junto com Esportivo, Caxias, São José-POA, Veranópolis, Pelotas e Inter-SM. Acabou em 5°, com 12 pontos em 12 jogos. Pela campanha, não seria rebaixado, mas voltou para Segunda Divisão por ter sido apenas convidado. Naquele mesmo ano, acabou também jogando a Segunda Divisão (pois essa começou meses depois), fazendo uma péssima campanha.
Memorial
O Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann surgiu após o centenário do clube em 2000. Foi idealizado por Helena Portella, e de lá para cá vem trabalhando incessantemente na preservação do material histórico encontrado. Dentre esse material, destaca-se o acervo de fotos, com datas desde 1900, bem como documentos, jornais, flâmulas, taças, entre outros.
Os documentos encontram-se em fase de organização e recuperação, e podem ser conferidos por quem visita o espaço do Memorial.
Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o “Dia do Futebol”.
Para festejar os 113 anos, será promovida a Ceia Veterana, com o objetivo de festejar a data.O evento será no Restaurante Papalutti (Marechal Floriano, 480), a partir das 20h30min. O valor é R$ 40 e os ingressos estão disponíveis na sede do clube, na General Bacelar, 197, das 9h às 17h. Os ingressos são limitados. Cardápio: Caldo, saladas, molhos, carnes grelhadas, arroz e guarnições. A bebida não está inclusa no valor.
As informações são do site FUTEBOLGAUCHO.COM
sou torcedor do sport club rio grande e me gustaria de saber el nombre de algunos tecnicos que dirigiram el s. c. rio grande, muchas gracias.