[PEL] Operação Berrante apreende mais de 200 kg em açougues.
Na manhã desta quinta-feira (06/11/14) órgãos de proteção realizaram uma grande ação no combate ao abigeato em Pelotas. Desde as 6h equipes montaram barreiras em pontos diversos que objetivavam fiscalizar a entrada de carne ilegal no Município. Simultaneamente, outras quatro equipes vistoriaram 17 estabelecimentos nos bairros – determinados pela Secretaria de Saúde (SMS) – para apreender carnes impróprias para o consumo. Um açougue foi interditado.
A ação que aconteceu no país inteiro nos últimos três dias visa combater o abate clandestino e o resultado dele. Carnes mal acondicionadas e sem procedência foram apreendidas e encaminhadas para descarte. Foram fiscalizados estabelecimentos no Fragata, Três Vendas, Sítio Floresta, Navegantes, Simões Lopes, Balsa, Cascata, Colônia, Guabiroba, Cohab Tablada, Centro e Bom Jesus.
No total foram apreendidos 163,6 kg de carnes bovina, suína e ovina sem procedência ou mal acondicionadas e 27 kg de embutidos com a data de validade vencida. Um estabelecimento na Guabiroba foi interditado por falta de documentação e problemas de higiene sanitária.
Até o final da operação três pessoas tinham sido encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram registrados boletins de ocorrência contra os proprietários. A lei aplicada nestes casos é a de nº 8.137 de 1990, artigo 7º inciso 9º, que proíbe a venda ou armazenamento de produtos para venda com condições impróprias para uso.
Participaram da ação 12 policiais militares, 13 policiais civis, quatro fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), seis guardas municipais. Estes foram divididos nas quatro equipes e finalizaram suas funções no final da manhã. Os responsáveis pela ação foram o delegado Osmar Silveira dos Anjos que responde pela Delegacia Regional de Pelotas e o Tenente Gasque da Brigada Militar.
Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas