Clave de Sol #014 – Qual é a música da sua vida?
Texto retirado de um blog na internet. vale a leitura por ser um tema bem interessante de ser debatido.
1. Lembra quando você era mais novo e que gostar de música era uma forma de afirmar, apresentar ou mesmo sondar sua personalidade? Tínhamos uma relação mais umbilical com a música – uma vez que deixávamos uma canção entrar em nossas vidas, nunca mais éramos os mesmos. A música que gostávamos dizia muito sobre nós. Muitas vezes era através de uma música que conseguíamos dizer pro mundo quem éramos e como pensávamos. Ouvia, logo existia.
2. Na era das redes sociais e da proliferação de artistas – consequência das facilidades tecnológicas de gravação e de divulgação – a música está deixando de ser um fator de construção de uma identidade pessoal e se tornando informação. Preferimos divulgar música do que escutá-la. Estamos nos relacionando com esta arte como se ela durasse um dia. “Hoje eu estou ouvindo isso, amanhã eu ouço aquilo, e o que eu ouvi ontem eu não lembro mais”.
Há quanto tempo uma música não entra na sua vida, toma emprestada sua casa, seu quarto, seu banho, seus momentos em trânsito, suas viagens, suas relações pessoais, a ponto de com o tempo se tornar uma memória?
3. Eu sou do tempo que as pessoas tinham música preferida.
4. Por isso agora não quero mais saber de links, de “escuta esse som”, de “já ouviu o disco novo do fulano?”. Quero saber de histórias. De relações.
Qual é a música da sua vida?
Enviei para diversos amigos um e-mail com o título acima – dos mais próximos a gente que eu não falava faz tempo, da moça que passeia com os cachorros daqui de casa até o livreiro que me apresentou David Foster Wallace – e escrevi uma mensagem pra cada um explicando o que eu queria. Aqui vão as respostas, na íntegra, como se fossem cartas trocadas entre amigos.
Caso queira ver o resto da reportagem, siga no link abaixo:
http://www.azoofa.com.br/blog/resenhas/qual-e-a-musica-da-sua-vida#sthash.yxYAzw6z.dpuf
Sinceramente, não consigo pensar em uma música que possa ser a música da minha vida. Assisti um vídeo feito quando nasci e a música que tocava ao fundo era I do It for You do Bryan Adams, mas acredito que não seja a minha. do nascimento sim, mas a minha não. É difícil pensar nisso pelo simples motivo de se ter várias etapas da vida e em cada uma delas com uma música diferente que te acompanha.
As vezes chega a ser engraçado pensar que aquela música já foi uma trilha sonora da minha vida, nossa! ela é muito estranha, o que eu vi de tão especial? vai saber, assim como a música, a nossa vida vai mudando e os nossos gostos e atitudes também. Acho que ao invés de ser a música da vida, poderia ser a música da fase. aí sim teríamos várias e várias músicas de várias fases que já passamos.
E tu? qual é a música que mais te marcou na vida? ou em alguma fase da vida? Compartilha com a gente.
Até.
Júnior Ebeling.