[AG] Assembleia Legislativa entrega Medalha do Mérito Farroupilha à Ermínio Braga Lucena.
Por proposição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), foi entregue, no fim da tarde desta terça-feira (19), a Medalha do Mérito Farroupilha ao produtor rural e ex-prefeito de Arroio Grande Ermínio Braga Lucena. Na cerimônia, realizada no Salão Júlio de Castilhos, Lucena recebeu o outorga das mãos de Sossella, do deputado Ciro Simoni (PDT) e do ex-governador Alceu Collares.
Lucena agradeceu a homenagem, manifestando sua alegria e emoção em receber a medalha. “Trabalhei bastante, não sei se foi o suficiente para estar recebendo esta homenagem, mas fiz o que pude”, declarou. Fez uma saudação especial aos familiares e aqueles que o receberam em Arroio Grande, cidade que adotou como sua aos 21 anos e que administrou de 1997 a 2000. Pediu aos candidatos à próxima eleição que, se eleitos, trabalhem para que a sociedade reconheça o valor e a importância do produtor rural.
Collares destacou a liderança natural e espontânea que Lucena exerce. “É um líder autêntico, verdadeiro”, definiu o homenageado. Elogiou a Assembleia por escolher Lucena para receber sua mais alta honraria.
Encerrando a solenidade, Sossella falou da honra do Parlamento gaúcho em homenagear Ermínio Braga Lucena, salientando como é importante poder reconhecer publicamente o exemplo das pessoas ainda em vida. Falou da trajetória profissional e política de Lucena, destacando sua destacada atuação como diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e como prefeito de Arroio Grande. “Obrigada por você existir, pela sua trajetória, pelo seu exemplo”, finalizou.
Currículo*
Ermínio Braga Lucena nasceu em Camaquã e, desde os 10 anos, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Em 1960, aos 21 anos, foi para Arroio Grande. Um ano depois, começou a atividade de orizicultor, tornando-se, mais tarde, agropecuarista, atividades que exerce até hoje em sua propriedades localizadas em Arroio Grande, Jaguarão e Herval, no RS, e na cidade de Cristalândia, em Tocantins.
Ocupou o cargo de diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante o governo de Alceu Collares. Foi prefeito de Arroio Grande de 1997 a 2000.
No Tradicionalismo, participou do Grupo Folclórico Farroupilha, que terminou por fundar o CTG Tropeiros da Querência, no qual foi diretor e patrão. Foi também coordenador da 21ª Região Tradicionalista e fundador de várias entidades, como Clube Aquático Centenário, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública e Lyons Clube de Arroio Grande.
Presenças
Além de familiares e amigos do homenageado, estiveram presentes o deputado Ciro Simoni (PDT), o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli; o presidente da Câmara de Vereadores de Arroio Grande, Itamar Botelho da Silva; o vice-prefeito de Piratini, Vitor Rodrigues; o superintendente-geral da AL, Artur Souto, entre outros.
*Com informações do Cerimonial da AL