[SUL] Corsan e Prefeitura de Rio Grande acertam renovação de parceria.
A parceria entre a Corsan e o município de Rio Grande está mais próxima de ser renovada. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), o diretor-presidente da companhia, Arnaldo Dutra, e o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, apresentaram os detalhes do novo contrato de programa. Os gestores também protocolaram na Câmara de Vereadores projeto de lei que autoriza a prefeitura a contratar os serviços de água e esgoto.
Entre os pontos positivos do contrato, destacam-se a execução do esgotamento sanitário no Loteamento ABC X e o desconto de 50% nas faturas dos órgãos públicos. Outro benefício importante é a criação do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC), que destinará parte da arrecadação de água e toda a de esgoto para investimentos em saneamento. Os recursos irão subsidiar a universalização do tratamento de esgoto na cidade e serão administrados de forma associada por um conselho gestor, composto por Corsan, Executivo local e sociedade civil.
À tarde, Dutra e Lindenmeyer estiveram na Câmara Municipal. Eles entregaram ao presidente da Casa, Giovani Moralles, e aos demais vereadores projeto de lei que autoriza o município a contratar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Aprovação por unanimidade
Em audiência pública ocorrida na sexta-feira (13), a comunidade rio-grandina aprovou por unanimidade a permanência da Corsan na cidade. Realizado no Salão Nobre da Prefeitura, o encontro debateu a proposta de contratação e execução dos serviços de água e esgoto pela companhia.
Firmado em 1973 e com validade de 40 anos, o contrato entre a Corsan e o município expirou em 2013. Após meses de negociação, chegou-se a um acordo com conquistas históricas – como o FMGC, por exemplo. A companhia elaborou a proposta com base nas metas e demandas constantes do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Entre outras medidas, o novo contrato prevê ainda uma metodologia de repavimentação das vias públicas onde houver intervenções da Corsan, o desenvolvimento de programas de educação ambiental, a ampliação da cobertura da tarifa social e a recuperação das águas do Saco da Mangueira.
O superintendente regional, Ricardo Freitas, e diversos funcionários da companhia estiveram presentes na entrevista coletiva e na audiência pública.
Texto: Assessoria Corsan
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305