[AG] Balsa Arroio Grande – Rio Grande começa a operar depois de uma década paralisada.

A embarcação tem capacidade para suportar até 100 toneladas de carga e fará a transposição em um trecho de 170 metros de extensão - Foto: Divulgação Seinfra.
A embarcação tem capacidade para suportar até 100 toneladas de carga e fará a transposição em um trecho de 170 metros de extensão – Foto: Divulgação Seinfra.

Mais de 300 pessoas estiveram, no sábado (14), às margens do Canal São Gonçalo, na localidade de Vila Isabel, para comemorar a autorização de funcionamento da balsa que fará a travessia entre as cidades de Arroio Grande e Rio Grande, na Região Sul. O serviço ficou desativado por mais de dez anos e a reativação representa a redução de um trecho rodoviário de 120 quilômetros, eliminando inclusive o pagamento de duas tarifas de pedágio. A embarcação tem capacidade para suportar até 100 toneladas de carga e fará a transposição em um trecho de 170 metros de extensão no canal de São Gonçalo. A micro-empresa Lucia Azambuja Pescados, de Arroio Grande, assumiu a concessão do serviço.

“Para o nosso governo, a reativação da balsa atende a uma demanda das comunidades de Arroio Grande e de Rio Grande, que aguardavam por uma solução do Estado há mais de uma década. Não se trata apenas de uma balsa, mas de um contexto econômico de redução de custo com o transporte da produção, que está no horizonte da estratégia de desenvolvimento descentralizado que o governo tem para todo o Estado”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues.

A retomada da travessia foi comemorada pelo prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva, que destacou o empenho do secretário João Victor: “É um sonho de toda a comunidade que apesar da insistência, estava quase perdendo as esperanças. Mas soubemos que o secretário dedicou-se a resolver o problema e resolveu”, afirmou. A medida também foi saudada pelos prefeitos da Associação dos Prefeitos da Zona Sul. O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, também saudou a volta da travessia. “Rio Grande e Arroio Grande sempre foram muito próximas, mas estavam separadas há décadas, por falta de empenho das autoridades estaduais. Felizmente isso mudou e o resultado terá impacto em toda a região”, observou.

Reinício das obras na VRS-706
Ainda durante a cerimônia, o secretário João Victor assinou a ordem de reinício das obras na VRS-706, próximo ao município de Pedro Osório. Os trabalhos vão concluir os três quilômetros restantes de um total de 18,10 que serão retomados, após nova licitação em abril, que definiu a empresa Construtora Rimarco como responsável pela obra. O investimento do Governo do Estado nesta fase final da obra é de R$ 4.958.507,11.

Texto: Adriano Marcello Santos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *