[AG] Jovens Inventores – Equipe do “Caldeirão do Huck” esteve em Arroio Grande neste sábado (31).
O bafômetro utilizado como controle de ignição em veículos automotivos, desenvolvido por um trio de alunos do curso técnico em Eletrônica do IFSul-câmpus Pelotas, será destaque no quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Huck. Uma equipe de produção já está no sul do Estado, onde grava as cenas que farão parte do VT que será apresentado no programa global.
Ainda não há uma data definida sobre qual sábado será exibido o quadro no qual o projeto do câmpus Pelotas será apresentado aos telespectadores. No entanto, a expectativa da comunidade acadêmica é grande, principalmente por causa da movimentação de câmeras e outros equipamentos nas dependências da escola.
A produtora enviada pelo Caldeirão do Huck já esteve em São Lourenço do Sul, Pedro Osório e Arroio Grande, cidades onde moram os estudantes Augusto Silva, Felipe Pinz e Jarbas Carriconde, responsáveis pela ideia do bafômetro inovador. Nestas cidades, a equipe coletou depoimentos de familiares, que assim como as cenas gravadas na escola, deverão compor um VT de aproximadamente 15 minutos. No Jovens Inventores, o bafômetro utilizado como controle de ignição em veículos automotivos será avaliado por um júri formado por dois técnicos e uma personalidade do meio televisivo. Se obtiverem a nota máxima, que é 30 (10 de cada jurado), os estudantes ganharão R$30 mil do programa.
O projeto
Os professores ressaltam que o projeto surgiu de um problema real. Os pais de dois dos três alunos do grupo, que trabalham no transporte de cargas, sempre mostraram preocupação com o alto índice de acidentes ocasionados pela ingestão de álcool. Foi a partir daí que o trio começou a pensar um dispositivo eletrônico para controlar o sistema de ignição de caminhões, acoplado a um bafômetro tradicional.
“Os estudantes lançaram a ideia e foram para o laboratório encarar o desafio. O resultado final não poderia ter sido melhor. Mostramos que com empenho e conhecimento é possível aliar, com sucesso, ensino, pesquisa e extensão”, avalia o professor e orientador Rafael Galli, que fez questão de destacar o trabalho que é realizado no Laboratório 14 do curso técnico em eletrônica.
“Praticamente todos os projetos desenvolvidos no Laboratório 14 são reconhecidos nas mais importantes feiras de ciências do país. E isso é uma prova de que a filosofia de trabalho implantada há oito anos vem dando resultado e ajudando a ratificar a posição de destaque do IFSul no cenário nacional”, observa.
O condutor do veículo é submetido a um teste para verificar a quantidade de álcool no sangue toda vez que for necessário ligar o automóvel. Um display LCD informa ao motorista o instante em que ele deve soprar no bafômetro. Conforme os níveis detectados e a lógica de programação do dispositivo, o veículo será ligado ou não. Caso a ignição seja bloqueada, será mostrada a quantidade de álcool detectada em um sequencial de LED’s.
Devido à sua praticidade e simplicidade, o controlador de ignição proposto pode ser instalado em carros, motos e caminhões. O dispositivo deve ser instalado em série, entre a chave de partida do veículo e o restante do sistema de ignição. Com exceção do sensor de álcool, toda a tecnologia foi desenvolvida no próprio curso, no Laboratório 14.
O bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos foi apresentado pela primeira vez na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em novembro do ano passado, em Novo Hamburgo.
Para a 10ª Fenecit, que acontece entre os dias 16 e 20 de setembro, em Recife (PE), o badalado bafômetro deve apresentar novidades. Trata-se de um sistema de reconhecimento facial criado para evitar que um condutor aprovado no teste possa passar a direção a outro, com índice de álcool no sangue acima do permitido pela lei.
Equipe esteve em Arroio Grande na casa de Jarbas Carriconde neste sábado, 31 de maio de 2014:
Fonte: Imprensa – IFSUL Pelotas.
Que coisa bem injusta!
Este tipo de sistema já existe desde 2009 feito pela toyota.
E atualmente vem nos caminhões da Volvo!
Roubar ideias deveria ser crime!