[RS] Primeira etapa de vacinação contra aftosa chega a 50% de cobertura.
A 15 dias do encerramento da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que se encerra no dia 31 de maio, o Estado já atingiu 50% de cobertura. A informação é do coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Controle da Febre Aftosa (PNEFA), Fernando Groff. Os produtores têm até 6 junho para comprovar a vacinação nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA).
O número até agora representa cerca de 7 milhões de bovinos. O rebanho gaúcho é de aproximadamente 14 milhões de cabeças. A meta, estipulada pelo Ministério da Agricultura, precisa ultrapassar 90% de cobertura. O Rio Grande do Sul, na segunda fase do ano passado, em novembro, chegou a 97,9%. O Governo do Estado distribui gratuitamente 5,5 milhões de doses a pecuaristas familiares, numa iniciativa única no País, e investimento de quase R$ 10 milhões.
Os produtores precisam estar enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte (Pecfam), além de contar com, no máximo, cem animais por propriedade.
Eficiência vacinal
Conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), a cada dois anos é necessário realizar inquérito soroepidemiológico de eficiência vacinal. No RS, será feito este ano. Serão coletadas amostras em localidades e propriedades sorteadas entre todas as cadastradas na Secretaria da Agricultura. Com isso, pretende-se comprovar eficiência da imunização do rebanho.
Texto: Daniel Cóssio
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305