[PEL] Mutirão do Emprego atrai centenas de trabalhadores em Pelotas.
Mais de 250 trabalhadores desempregados compareceram durante o dia de ontem em pontos estabelecidos nos bairros Fragata e Areal procurando as vagas de emprego disponibilizadas pelas construtoras do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região, na primeira edição do Mutirão do Emprego para o setor no município. A ação prossegue hoje (14) com a presença do Sine Móvel nos bairros Navegantes e Três vendas. O mutirão também oferece vagas em cursos de capacitação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Estão sendo ofertadas 200 vagas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que faz a intermediação de mão de obra, promovendo a colocação ou recolocação imediata no mercado de trabalho. Cerca de 70% destas vagas estão abertas para as funções em canteiros de obras junto à execução de moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida. As demais são pertinentes às funções burocráticas em canteiros de obras e aos demais setores da indústria local, como panificação, metal mecânico e conservas, uma vez que o Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) também se uniu ao Mutirão.
Na avaliação da coordenadora da Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGSTAS/Sine) de Pelotas, Ivanir Hammes, o primeiro dia da ação foi positivo e superou expectativas com mais de 100 encaminhamentos de pessoas às empresas. “ Nosso deslocamento até os bairros vem possibilitando aproximar as pessoas da instituição, oferecendo um atendimento mais qualificado e focado nas necessidades de empregados e empregadores”, disse.
Já a secretaria executiva do Sinduscon/Pelotas, Solange Bretanha, destaca a procura pelas vagas nos cursos de qualificação do Pronatec, onde o Sinduscon/Pelotas e o Cipel estão habilitados para pactuar mais de dez cursos com 20 vagas em cada. Todos, segundo ela, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A secretaria ainda alerta que as pessoas que ficaram sem atendimentos durantes a ação devem procurar auxilio na sede do sindicato através do fone (53) 2123-8090, em horário comercial, ou diretamente na Agência Sine Pelotas.
FORMALIZAÇÃO – Ana Carolina da Cruz, 28, era uma das pessoas que enfrentava a fila, com a Carteira de Trabalho em mãos, para o atendimento durante a tarde de ontem. Trabalhando apenas com limpezas em casas de família esporadicamente, busca uma atividade formal no mercado de trabalho. “ Estou precisando muito. Já percorri até outras cidades para buscar um emprego e até agora não consegui”, relatou a jovem ao comentar que mora com os pais, mas tem uma filha pequena para cuidar.
SERVIÇO
O QUE – Mutirão do Emprego
QUANDO – Hoje (14)
Onde – Manhã – das 9horas às 11h30min, no bairro Navegantes, junto à praça da Avenida Arthur de Souza Costa.
A partir das 13h30min, no bairro Três Vendas em frente à rádio Imigrantes (avenida Fernando Osório).
Fonte: Assessoria Imprensa – Sinduscon Pelotas