[PEL] Pelotas terá Estacionamento Rotativo em agosto.

Foi assinado na tarde desta segunda-feira (20), no Paço Municipal, o contrato para a implantação do Estacionamento Rotativo no quadrilátero central da cidade de Pelotas, pelo prefeito Eduardo Leite e o presidente da Sertell, Ângelo Leite. A empresa terá 90 dias para implantar o novo sistema de cobrança do estacionamento, que deve melhorar a mobilidade dos veículos no Centro e diminuir o tempo de procura por uma vaga.

Vencedora do processo licitatório, a Serttel ofereceu a maior porcentagem do valor que será arrecadado com o estacionamento pago e repassado aos cofres públicos: 26%. A empresa que ficou em segundo lugar ofereceu 20,56% e a terceira colocada, 18%. “É compromisso da prefeitura investir estes recursos em ações de trânsito e transporte”, explicou a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Joseane Almeida, também presente na assinatura do contrato.

“Trata-se de um anseio de muitos anos da comunidade pelotense”, comentou o prefeito ao presidente da empresa pernambucana, que tem filiais em Santa Catarina e Paraná e pela primeira vez se instalará no Rio Grande do Sul. Eduardo explicou ao visitante que Pelotas é um polo de comércio e serviços da região e “vive intensamente seu Centro Histórico, que ainda mantém a configuração urbana antiga, com a maioria das cidades estreitas, o que sempre dificultou na hora de parar o carro”. “O estacionamento rotativo irá melhorar as condições de acesso e, com certeza, será um estímulo a mais para aqueles que precisam vir ao Centro”.

Ângelo Leite elogiou o processo licitatório: “Foi um processo demorado e super bem conduzido. Estão de parabéns”. Com experiência no ramo em outros estados, o presidente da Serttel disse que o sistema de cobrança melhora a mobilidade, pois diminui a circulação dos motoristas, que em outros casos ficam rodando até encontrar uma vaga, e possibilita o estacionamento mais organizado. “Nos municípios que não tem estacionamento rotativo, as vagas costumam ficar 100% ocupadas. Quando o sistema é implantado, esse percentual cai para 60%. De modo que as pessoas que realmente precisam vir ao Centro sempre vão encontrar vagas para estacionar”, ponderou o presidente da Serttel.

A Serttel terá 30 dias para apresentar o projeto executivo que estabelece os locais em que serão instalados os parquímetros e a demarcação de vagas – um total de mil e cem vagas no quadrilátero formado pelas ruas Gonçalves Chaves, Marechal Deodoro, Doutor Cassiano e Lobo da Costa/Praça Coronel Pedro Osório.

O edital também prevê uma outorga inicial de R$ 195 mil da Serttel, destinados a ações de trânsito e transporte e uma ação educativa com a comunidade. “Vamos fazer uma campanha publicitária e orientação em campo por 30 dias, sendo 15 antes do sistema entrar em funcionamento e outros 15 dias após”, explicou o gerente comercial da Serttel Região Sul, Renato Lima, presente na assinatura do contrato.

O contrato de implantação e administração do Estacionamento Rotativo em Pelotas é valido por dez anos. A empresa vencedora, contudo, adianta que veio para ficar. “Quando a Serttel vai para uma cidade nova, não sai mais. Vamos abrir aqui uma filial e construir uma empresa para ter melhores condições de competir em outros processos licitatórios no futuro”, avisou Ângelo Leite.      

O ato de assinatura do contrato contou ainda com a presença da vice-prefeita Paula Mascarenhas, do assessor especial Paulo Morales e do superintendente de Trânsito/SGMU Flávio Al-Alam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *