[AG] Após chuvas, Arroio Grande decreta situação de emergência.
As fortes chuvas que caíram no município de Arroio Grande nos últimos dias levaram o prefeito Luis Henrique Pereira decretar situação de emergência, na tarde de segunda-feira (10). A intensidade das precipitações atingiram índices recordes para esta época do ano no município. Do dia 1º de fevereiro ao dia 3, foram registrados 155 milímetros, sendo que o acumulado do mês supera a marca dos 280 milímetros.
As enxurradas no final da tarde já se tornaram frequentes em Arroio Grande, causando alagamentos nos bairros e no centro da cidade. Muitas famílias tiveram suas residências invadidas pelas águas que, além dos transtornos, resultaram em danos materiais.
Na zona rural, as perdas nas lavouras de arroz e, principalmente, de soja ultrapassam os R$ 21 milhões de reais, conforme informações da EMATER, considerando a estiagem de dezembro e o excesso hídrico ocasionado por chuvas consecutivas, a partir de janeiro.
Danos na agricultura
Arroio Grande teve um aumento no plantio de soja nesta safra pelo sistema rotativo (arroz/soja), totalizando 40 mil hectares. As lavouras plantadas na zona baixa do município, locais antes utilizados para produção de arroz, foram alagadas e praticamente tiveram perda total.
Avaliação dos prejuízos
Para mostrar e avaliar os prejuízos econômicos, públicos e privados, ocorridos pelas fortes chuvas, a Comissão Municipal de Defesa Civil de Arroio Grande (COMDEC) convocou reunião com entidades de classe, órgãos públicos, clubes de serviços, produtores rurais e prefeitura, para a tarde de segunda com objetivo de efetivar a decretação de situação de emergência no município.
Encaminhamento
O Decreto 031/2014 do Prefeito Municipal, anexado aos levantamentos dos prejuízos e fotos, foi enviado ao Ministério da Integração Nacional – Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo aguardada a homologação do mesmo.
DIÁRIO POPULAR