[SUL] Funcionários da Ecovix estão em greve em Rio Grande.
Em frente do Estaleiro Rio Grande, na área do Distrito Industrial, funcionários da empresa Ecovix fazem protesto desde o início da manhã desta sexta-feira (7). Apoiados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande e São José do Norte, cerca de oito mil trabalhadores não estão em atividade no Polo Naval, pela empresa Ecovix. Segundo o presidente do sindicato, Benito Gonçalves, a volta ao serviço não tem data prevista.
Com carro de som às margens da faixa, sindicato e demais trabalhadores bloquearam o trânsito próximo ao quilômetro seis da BR-392 durante a manhã, em protesto pelas condições de serviço. “É absurdo o que eles estão passando! Até a empresa fazer modificações não haverá trabalho”, adianta o líder dos metalúrgicos. Os funcionários alegam não ter água gelada sob as altas temperaturas em que trabalham, ultimamente. “Os bebedouros estão com água quente e ninguém faz nada”, afirma Gonçalves.
A categoria também reclama da estrutura para higiene. Segundo o sindicato, há número baixo de banheiros químicos disponíveis. Entre as reivindicações estão o fornecimento de soro caseiro, intervalo entre jornadas de trabalho, principalmente, quando em dias muito quentes, além de regularização de níveis de salário e o fim do desvio de função – que eles afirmam acontecer dentro da empresa.
A manifestação deve seguir até o turno da noite, mas o trânsito está liberado desde o meio-dia. O Sindicato dos Metalúrgicos continua em frente ao Estaleiro Rio Grande para impedir que trabalhadores da Ecovix retornem ao serviço. “Não adianta fazer protesto com meia dúzia”, afirma Gonçalves. Soldadores, pintores, montadores, encanadores, entre outros fazem parte da paralisação. Na próxima segunda-feira, em assembleia com o sindicato, a categoria deve oficializar a greve.
RENATA GARCIA
DIARIO POPULAR