[SUL] Estado poderá ter de 43ºC a 45ºC de temperatura.
Acredite. Tá ruim, vai ficar pior. A MetSul Meteorologia alerta que a atual onda de calor começa agora a entrar em uma nova fase em que a temperatura subirá ainda mais no Rio Grande do Sul, notadamente no Centro e no Norte do Estado, onde atua o ar mais quente. Prepare-se para alguns dos dias mais quentes que você já experimentou no seu tempo de vida nesta segunda metade da semana.
Será um período comparável ao registrado em grandes cidades da Austrália, como em Melbourne e Sydney, nas poderosas ondas de calor que afetam o país da Oceania.
Ontem (5), a maior temperatura no Rio Grande do Sul foi registrada pela estação meteorológica da cidade de Taquara (Vale do Paranhana) que indicou 42,3ºC. Os termômetros apontaram à tarde ainda 41,3ºC em Santa Cruz do Sul, 40,4ºC em Santa Rosa, 39,5ºC em São Leopoldo, 39,1ºC em Campo Bom e Porto Alegre, 39ºC na Base Aérea de Canoas e 38,3ºC em Teutônia. As máximas se elevam ainda mais hoje e seguem semelhantes as desta quarta-feira amanhã, podendo atingir picos históricos na sexta, quando terão uma alta maior com chance de recordes históricos em cidades da Grande Porto Alegre. No fim de semana, o forno não dará trégua. Podem ser esperadas máximas de 40ºC a 42ºC na Capital e na Grande Porto Alegre. Tudo isso à sombra. No Vale do Paranhana, pela geografia local, não são descartadas máximas de 43ºC ou 44ºC, talvez atingindo 45ºC em alguns pontos. Veja abaixo as máximas previstas pela MetSul para Porto Alegre hoje e nos próximos dias (valores levam em conta toda a cidade e não o Jardim Botânico – Inmet – que registra habitualmente marcas menores nas máximas).
O sol predomina no Estado hoje com mais nuvens no Sul e no Sudoeste gaúcho. O dia será tórrido com máximas à sombra acima de 40ºC na região de Porto Alegre e de 42ºC a 43ºC nos vales. Pode ter chuva isolada de verão da tarde para a noite, ocasionalmente forte e com risco de temporais isolados com vendaval ou granizo. A região que nos traz maior preocupação de tempo severo, com rico de temporais fortes a intensos com danos localizados, segue sendo a Metade Sul. Ontem, mais uma vez a região teve tempestade com danos. Intenso temporal atingiu Caçapava do Sul, deixando várias casas destelhadas, árvores caídas e inúmeros postes danificados, além de vários pontos da cidade sem luz e água (fotos abaixo de Marcelo Marques/Portal Farrapo/Gazeta de Caçapava). A estação do Instituto Nacional de Meteorologia acusou vento de 125,3 km/h.
Na Grande Porto Alegre (foto abaixo de Lorenz Stein em Novo Hamburgo), o fim de tarde novamente teve temporais isolados. Houve registro até de queda de granizo em pontos isolados do Vale do Sinos e chuva forte localizada, caso de São Leopoldo.
No Uruguai, o mau tempo não dá trégua. Entre a tarde e noite de hoje e sexta, o país vai voltar a enfrentar tempestades severas e muita chuva, agravando o problema das enchentes. Rios que estão altos devem subir mais com o retorno da chuva intensa e de altos volumes (100 a 200 mm). Cerca de 1500 pessoas estão fora de suas casas, a maioria em Durazno. Estão sendo recolhidos donativos como produtos de limpeza e outros para a limpeza e recuperação das casas atualmente alagadas.
Imagem área mostra que várias áreas de Durazno estão neste momento completamente submersas – Reprodução/Subrayado
FONTE: http://www.metsul.com/blog2012/#.UvI9Xp-XO2Q.facebook