[AG] Prefeito Luiz Henrique busca informações sobre contratos vigentes com a CEF
Em reunião realizada com a Caixa Econômica Federal em Pelotas, na unidade de Representação da Gerência de Desenvolvimento Urbano (Redur), o prefeito de Arroio Grande, Luiz Henrique Pereira (PP), tratou da revisão geral de 9 contratos vigentes entre CEF e o município.
Inclusive, o contrato de financiamento do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) com liberação de verbas do Governo Federal para obras de asfaltamento na cidade.
O prefeito ratificou junto a Instituição o interesse de cumprir todos os contratos que visem benefícios para a comunidade, mesmo que sejam necessárias adequações para resolver as pendências existentes. “Temos uma equipe de planejamento séria e comprometida com o desenvolvimento de Arroio Grande. É inadmissível que recursos públicos liberados pelo Governo Federal deixem de ser aplicados por falhas na elaboração dos projetos”, declarou Luiz Henrique. A reunião contou com Maurício Beira, Coordenador do Redur/Pelotas; Sandro Souza, Supervisor Técnico; Ricardo Garcia e Tânia Soares, Assistentes de Operação; Pablo Hoewell, Engenheiro; Maria Elisabete Sperb e Marta Filmann Leguisamo, Assistentes de Projetos Sociais.
Acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Ivan Gonçalves, pelo Engenheiro Civil, César Moura, e pelo Assessor de Obras e Projetos, Tasso da Conceição, o prefeito arroiograndense buscou informações da real situação envolvendo o município e a CEF. Segundo ele, a reunião foi altamente produtiva, porém, alerta para as pendências que, se não forem resolvidas em tempo hábil, poderão impedir a aplicação de recursos já destinados para obras. “Diante da situação em que nos foi entregue o município, num verdadeiro caos administrativo, onde todas as informações foram literalmente destruídas, não nos restou alternativa senão buscar junto à própria Caixa Federal estes dados que revelam uma situação preocupante em relação às pendências do município”, enfatizou.
Entre os 8 contratos vigentes de convênios, como calçamento, pórtico e o centro esportivo (antigo campo do Palmeiras), este último é o que mais preocupa pelo curto espaço de tempo, já que o referido projeto ainda está em fase preliminar de análise e já foram detectadas irregularidades. “A equipe de planejamento recebeu determinação do prefeito Luiz Henrique para que priorizemos a correção do projeto, eliminando as pendências, porque o município tem até fim do primeiro semestre para entregar o projeto adequado, do contrário o recurso destinado para a obra, que contempla, também, o Centro do Idoso, retornará para o Ministério de origem”, explicou o secretário Ivan Nunes.
Nesta sexta-feira, dia 11, a Caixa Econômica Federal enviará uma equipe de fiscalização para verificar as obras que estão em andamento.
(Texto e foto – Flávio Teixeira).